quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM) e Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC)

MUHM




          O Hospital Beneficência Portuguesa foi a segunda instituição médica de Porto Alegre. Teve seu primeiro paciente em 1853. Durante seus 10 primeiros anos de existência era privado, e atendia principalmente seus sócios.  Em 1873 ocorreu uma enchente e a instituição coloca-se a disposição para atender desabrigados e cada vez mais, no decorrer dos anos, o hospital vai se tornando aberto à população.
         O Museu nasceu a partir do Sindicato Médico de Porto Alegre (SIMERS). Em 2006 já dispunha de acervo, mas apenas em 2007 passa a localizar-se na Av. Independência, onde permanece atualmente. O MUHM dispõe da história da medicina do Estado, contendo em seu acervo apetrechos médicos e outros relacionados à prática da medicina, além de um acervo arquivístico e bibliográfico.

Algumas imagens: 







        
                                                           
                                 Centro Histórico-Cultural Santa Casa





A Santa Casa foi fundada em 1803, uma instituição filantrópica que atendia a comunidade. Muitas vezes sua própria história é confundida com a da de Porto Alegre, devido aos seus dois séculos de vida. Até o início do século XIX, a cidade não dispunha de nenhum hospital, sendo assim, a Santa Casa o primeiro de Porto Alegre. 
         O Centro Histórico-Cultural foi fundado em 2013, fica localizado nas casas anexas a Santa Casa, na Avenida Independência. Além das exposições, conta com uma biblioteca, teatro, salas multiplos usos. Comunica a história da instituição desde o início, até mesmo através de escavações arqueológicas feitas no terreno. 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário