segunda-feira, 11 de maio de 2015

Museu Júlio de Castilhos




O museu Júlio de Castilhos foi inaugurado em 1903, inicialmente chamado de museu do Estado. Em 1907 passou. por fim, a chamar-se Museu Júlio de Castilhos, sendo o primeiro museu do Rio Grande do Sul. Seu acervo inicialmente era um "gabinete de curiosidades" repleto de diversos itens, como por exemplo, obras de arte, artefatos indígenas, objetos históricos e etc. Sendo a primeira instituição museológica do Estado, seu acervo foi inscrito no livro Tombo de Belas Artes da Subsecretária do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1937.

Já no início da década de 1950, com o desenvolvimento da museologia foram criadas instituições específicas para cada área. Sendo eles o Museu de História Natural, o Museu de Artes (hoje o MARGS) e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Assim o MJC passou a conservar somente o acervo histórico de caráter regional. 
Em 1990, o Museu passou a ser vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, quando foi constituído um quadro técnico próprio.


  • Júlio de Castilhos, que foi um importante Governador do Estado e inspirava-se no positivismo para governar. Exerceu uma forte influência sobre a política gaucha. Morreu aos 43 anos, em 1903 com câncer na garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário