domingo, 20 de setembro de 2015

Praça da Matriz e o Museu Júlio de Castilhos

O encontro da semana passada teve início na Praça da Matriz. Assim como na Praça da Alfândega, ela surgiu no início da povoação de Porto Alegre. Ambas ficam localizadas no Centro Histórico de Porto Alegre. 


O monumento representa a marca do Regime Republicano em Porto Alegre. Foi encomendado três dias após a morte de Castilhos (1903), por Borges de Medeiros, mas inaugurado somente em 1913. Assim, Borges convidou Décio Villares e o pediu para que representasse três fazes da vida de Castilhos. O monumento tem diversos signos. Ao redor de suas três representações estão outras quatro estátuas que representam valores ou emoções. Entre eles: o civismo (representando o amor à Pátria), a coragem, a prudência e a firmeza. No seu topo há uma estátua 


O Museu


O prédio onde hoje é o MJC foi à última casa onde Júlio de Castilhos residiu. O museu foi inaugurado em 1903, inicialmente chamado de Museu do Estado, passou a ser chamado de Museu Júlio de Castilhos em 1907. Atualmente temos a exposição permanente com os mobiliários do quarto de Júlio de Castilhos. Também encontramos algumas peças arqueológicas referentes à história do Rio Grande do Sul.


Algumas fotos retiradas:















quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Museu, Patrimônio e Cidade - A Praça da Alfândega e os museus à sua volta


       O primeiro encontro teve o intuito de contar a história de Porto Alegre, dando foco principalmente para a Praça da Alfândega e seus arredores.



      A praça surgiu no final do século XVIII e foi um dos principais pontos da cidade. Localizada próxima ao Cais do Porto esteve sempre ligada as suas funções. Porto Alegre era considerada uma cidade de passagem, justamente por sua localização no estado. Com a construção de hotéis, cinemas, clubes e restaurantes, a praça passou a ser um dos principais pontos de socialização entre a população porto alegrense. Entre eles: o Grande Hotel, o Cinema Guarany e o Clube do Comércio. Mas infelizmente nem todos se mantiveram erguidos.

Clube do Comércio
Cinema Guarany
Grande Hotel
   












                             Hoje ao redor da praça encontramos três museus: o museu se Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli (MARGS), Museu dos Direitos Humanos e o Santander Cultural. Quando nos deparamos com esses prédios históricos, encontramos uma arquitetura que remete riqueza e glamour. Grande parte da população não tem conhecimento sobre esses museus, nem mesmo sabem que a entrada é gratuita. Existe a necessidade da interação da população com os museus, talvez, basta a eles tomarem medidas para que se tornem mais chamativos ao público. Inúmeras pessoas passam diariamente pela praça e nem sequer sabem da existência desses museus.

Registros das visitas:
MARGS




                                                                    
MDHM


                                                   

 Santander Cultural