domingo, 29 de março de 2015

A origem

    Na Idade da Pedra o homem  pré-histórico já reunia objetos a sua volta. O ato de colecionar podem ter infinitas explicações, como atribuição afetiva, cultural ou simplesmente material.
    Após milênios, na Grécia Antiga, surgiram os santuários dos templos dedicados às musas, denominado de Mouséion. Nestes locais eram recebidas doações e oferendas destinadas aos deuses, e elas podiam ser exibidas ao público.
         
Biblioteca de Alexandria

    Em seguida, a primeira denominação de Biblioteca, foi dada a famosa Biblioteca de Alexandria, fundada no Egito Antigo. Foi o primeiro centro de pesquisa do mundo, sendo considerado o local mais importante de conhecimento na antiguidade e, provavelmente, o maior evento de sempre da intelectualidade humana. Em Alexandria, havia uma integração entre o museu e a biblioteca.

    Somente no século XVII se consolidou o museu mais ou menos como conhecemos hoje. Depois de mudanças e aperfeiçoamentos, o museu já não é conhecido como um local de “acúmulos de objetos“, e sim como um lugar de cultura e educação para o homem. Assim fortalecendo a cidadania e respeito à diversidade cultural.